segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Você é caveira?

Vamos combinar uma coisa, "Tropa de Elite" é o filme nacional mais comentado, mas assistido e mais pirateado da nossa história.

Com uma estrutura dura, com a luz um tanto estourada, com uma edição bruta e com um enredo pesado, com cenas de violência explícita, um capitão heroicizado e com algo de fascimo na história, Tropa de Elite mostra uma realidade conhecida de perto por quem é dos morros cariocas e do "caveirão".

Pesquisando no Google, há, aproximadamente 2.250.000 referências para "Tropa de Elite". No Orkut, há mais de 1000 referências para comunidades com esse nome. É claro que nem tudo se refere ao filme, mas não é exagero acreditar que uma parte considerável seja.

Como não poderia deixar de ser, há muitos blogs sobre o filme. Alguns, inclusive, muito divertidos.

O próprio Capitão Nascimento tem um. Aliás, tinha... segundo consta ele foi assistir show do Tim Maia ao vivo e deixou o comando para o Capitão (nem sabia que o aspira tinha sido promovido) Matias. Vale conferir. http://capitaonascimento.wordpress.com/

Muito interessante, também, o teste pra saber quem é você na guerra. Faça você também: http://capitaonascimento.wordpress.com/teste-quem-e-voce-na-guerra/

E aí, você é caveira ou moleque? Pede pra sair, zerodois!

sábado, 17 de novembro de 2007

O provão do Fantástico

Com a matéria veiculada no Fantástico sobre o ensino público no país, Mato Grosso ficou em polvorosa, com direito ao Secretário de Estado de Educação dar longas entrevistas sobre o ensino no Estado e traçando planos para melhorar.

Que o ensino anda mal, todos já sabíamos. É espantosa a desmemória do nosso povo, que sempre se espanta pelos mesmos motivos.

Vejam só: neste mesmo ano de 2007 houve a divulgação dos resultados do ENEM 2006, onde Mato Grosso teve o pior desempenho do Sul, Sudeste e Centro Oeste. Também ficou atrás de mais três Estados da região Nordeste (Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco). Se analisada apenas a prova de redação, Mato Grosso só fica à frente de dois Estados do País. Temos a terceira pior redação do Brasil.

O provão do Fantástico não é parâmetro. Foi uma prova sorteada com poucos alunos, o que não confere legitimidade aos resultados como sendo os das instituições avaliadas. O ENEM é realizado por universo muito mais abrangente de alunos.

Em poucos dias o assunto já vai estar esquecido e só voltará à tona quando for realizado um novo exame. Certamente não terá melhores resultados.

Precisamos de uma política séria e continuada na educação. Não se resolve os problemas do ensino com mágicas, mas com um trabalho sério, longo e continuado.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Oratória

Esqueça Demóstenes. Esqueça Vieira. Esqueça Barbosa.

A arte do discurso tem um novo gênio. A forma de desenvolver idéias envolvendo a platéia (no caso, os ouvintes), de bem articular o vernáculo, de construir frases deixando todos atentos, fazendo jorrar erudição e se fazer bem entender, agora tem um novo nome.

Dono de estilo quase próprio (às vezes me lembra o Mão Santa) o ilustre orador, em seu espináfrico discurso, todo prosopopéia, retumbante e claustrofóbico, figurativo e estrambótico, um homem subjestivamente qualificado, mediocrático, retombante, cabriocárico, que faz com que o próprio "seo" Creysson (dos Casseta) sinta paradoxalmente inveja e orgulho.

"Carro Velho", o nosso novo ícone, segundo informações, trabalha durante o dia em uma loja de materias de construção e, à noite, é vigia na prefeitura municipal de Quixeramobim.

Agora, apresentação feita, sem mais delongas, o ilustre orador falando aos ouvintes da 104, em Quixeramobim. Deleite puro. Aumente o som.

http://www.youtube.com/watch?v=K6lO1rfW6F8

Uma entrevista com o grande Carro Velho:

http://www.youtube.com/watch?v=F-ubWxNtmUI