sábado, 17 de novembro de 2007

O provão do Fantástico

Com a matéria veiculada no Fantástico sobre o ensino público no país, Mato Grosso ficou em polvorosa, com direito ao Secretário de Estado de Educação dar longas entrevistas sobre o ensino no Estado e traçando planos para melhorar.

Que o ensino anda mal, todos já sabíamos. É espantosa a desmemória do nosso povo, que sempre se espanta pelos mesmos motivos.

Vejam só: neste mesmo ano de 2007 houve a divulgação dos resultados do ENEM 2006, onde Mato Grosso teve o pior desempenho do Sul, Sudeste e Centro Oeste. Também ficou atrás de mais três Estados da região Nordeste (Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco). Se analisada apenas a prova de redação, Mato Grosso só fica à frente de dois Estados do País. Temos a terceira pior redação do Brasil.

O provão do Fantástico não é parâmetro. Foi uma prova sorteada com poucos alunos, o que não confere legitimidade aos resultados como sendo os das instituições avaliadas. O ENEM é realizado por universo muito mais abrangente de alunos.

Em poucos dias o assunto já vai estar esquecido e só voltará à tona quando for realizado um novo exame. Certamente não terá melhores resultados.

Precisamos de uma política séria e continuada na educação. Não se resolve os problemas do ensino com mágicas, mas com um trabalho sério, longo e continuado.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial