domingo, 9 de setembro de 2007

Bebida com sentimento

Há tempos se associou o vinho à poesia, ao romance. Jantar romântico sem vinho é como noivado sem alianças. Em grandes comemorações, temos o champagne, que nada mais é que um tipo de vinho "festivo". Existe sentimento no vinho.

Conversando com uma amiga, ela me disse que prefere vinho porque se bebe "com sentimento". Eu concordo, vinho não se bebe como a cerveja (para refrescar) nem como o wisky (para desestressar) ou mesmo para se "encher a cara". Há algo de diferente no vinho. Há algo de sentimento...

Vinho é uma bebida de contemplação. A análise da cor, do aroma, de como o sabor se espalha pela boca, se os taninos são mais ou menos acentuados, se há aromas secundários, terciários. Só quem passou por essa experiência entende.

O sentimento do vinho começa no cenário: a mesa posta, o vinho sobre a mesa, as taças, a música, a companhia, a comida (perfeitamente dispensável sem causar problemas). A garrafa sendo aberta, o saca-rolhas, o líquido despejado nas taças, tingindo de vermelho a cena.

Existe sentimento no vinho. Há algo de poesia no vinho.

3 Comentários:

Blogger Bárbara Baptista disse...

Textinho interessante
realmente interessante!!!

13 de setembro de 2007 às 18:18  
Blogger Mythologika disse...

Evoé, Baco!!!
Mandando bem nos textos, Xis!
Abraço...

16 de setembro de 2007 às 09:17  
Blogger Gil disse...

Texto perfeito!!!

"Para uma vida melhor: poesia, vinho e uma companhia. Porque a poesia tem de estar na alma, uma boa companhia sempre ao nosso lado. E um bom vinho... Ah, é sempre indispensável!”Bjo com carinho...

7 de junho de 2009 às 18:48  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial