quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Narciso

Depois de um longo período, resolvi postar aqui novamente. 
Bem, recebi um convite para fazer umas falas para uma rádio. Textos curtos de cerca de 2 minutos. Este abaixo foi o primeiro deles. Caso alguém leia, será um prazer compartilhar.
Abraços.



Oi, meu nome é Xisto Bueno e estarei periodicamente aqui com vocês, conversando um pouco sobre política, economia, agronegócio, futebol e filosofia de boteco. Como este é nosso primeiro contato, vamos começar com a filosofia de boteco. Em verdade quero falar de um mito grego: Narciso. Resumidamente, Narciso era alguém que se achava muito bonito, vivia admirando seu próprio reflexo nas águas até que se apaixonou por si mesmo e acabou morrendo afogado. Parece uma história idiota, mas serve para nosso bate-papo de abertura.
Esse mito grego conta por meio dessa alegoria o modo como nos apaixonamos por nós mesmos, por aquilo que gostamos, pelas nossas ideias. E em regra nos reconhecemos em quem gosta daquilo que gostamos, que tem ideias que se aproximam das nossas ideias (tem bom gosto quem tem o gosto igual ao nosso). E, por outro lado, desgostamos – e até combatemos – quem não gosta daquilo que gostamos, quem tem ideias que contrastam com as nossas. Como diz uma famosa música de nossa MPB, “Narciso acha feio o que não é espelho”.
E com esse modo de ser e agir, aumentado em grau exponencial por mídias sociais, a modernidade tem se mostrado absurdamente intolerante. A experiência do outro só é aceita se nos enxergarmos nele. Nós nos tornamos seres altamente narcisísticos: apaixonados por nós mesmos, incapazes de ter olhos para o que é diverso de nós mesmos. Estamos nos afogando em nós mesmos. Cada um de nós está ensimesmado, certos em absoluto que temos a verdade, sendo que a verdade é aquilo que temos. E só o que temos.
Lembra da velha máxima de que os opostos se atraem? Atualmente os opostos se abatem. Perdemos a capacidade do bom debate, perdemos o processo dialético, perdemos até mesmo a boa educação. E o que veio no lugar? Veio intolerância, veio agressividade, veio o combate. Aparentemente, meus amigos, o mundo contemporâneo vem se marcando por um processo de involução e estamos retrocedendo à condição de bárbaros. 
Fica a reflexão. Um grande abraço e até a próxima.

2 Comentários:

Anonymous Valquira disse...

Xis que texto fantástico!!!
Parabéns, sou fã dos seus arquivos... (risos)...

Val...

17 de março de 2020 às 13:09  
Anonymous Valquira disse...

Xis que texto maravilhoso!!!
Confesso que estava com saudades. Parabéns !!! Sou fã dos seus arquivos... (risos)...

17 de março de 2020 às 13:12  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial