sábado, 2 de maio de 2009

Todo mundo tem.

Há algumas características que são inerentes de todos os seres humanos. Uma delas é o bom senso. Todo mundo tem bom senso. Bem, eu nunca encontrei alguém que tenha se declarado, sinceramente, sem "bom senso". Mas sempre encontramos muitas pessoas que parecem não tê-lo (inclusive muita gente deve pensar isso de nós mesmos).

A mesma coisa acontece com o sentimento de justiça. Salvo raras exceções, quando é claro e evidente que ultrapassamos os limites (mas quase sempre é justificado), confessamos que fomos injustos. Mas, repita-se, só fomos injustos porque as circunstâncias exigiram - sempre! - o que acaba fazendo com que tenhamos sido justos - de certa forma - naquela situação.

Outra coisa que todo mundo tem é bom gosto. Ora, todo mundo tem bom gosto. Independente de qualquer coisa, todos têm bom gosto. O problema, mais uma vez, é que outras pessoas não têm o mesmo bom gosto.

Entendemos ter bom senso, em regra, quem tem as mesmas opiniões que temos. É justo quem agem como nós agiríamos. Tem bom gosto quem gosta daquilo que gostamos.

Por esses motivos é que, ao contrário do que se diz, semelhante atrai semelhante. Do contrário, até pode haver alguma atração, mas não há continuidade. Em outras palavras, os opostos até se atraem, mas não se suportam.

1 Comentários:

Anonymous AMM disse...

Poucas pessoas são capazes de expressar com equilíbrio opiniões que diferem do seu ambiente social. A maioria das pessoas são sequer capazes de formar opiniões assim...

Albert Einstein

Sir Xustusss...
...vc como sempre fantastico
(minhas admirações)

26 de maio de 2009 às 07:32  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial