quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

O Espírito do Natal

Movidos por um grande sentimento de fraternidade, pessoas de todo o nosso País encaminharam donativos para os desabrigados das enchentes de Santa Catarina. Segundo números da Revista Época (22 de dezembro) foram 26 milhões de Reais, 4.300 toneladas de alimento, 1.000 toneladas de roupas e 2,5 milhões de litros de água.

O povo brasileiro se comoveu com o triste destino das famílias que tudo perderam. A alguns só restaram a vida, a dignidade e poucos documentos. A campanha televisiva funcionou e os resultados bateram recordes de doações.

Se o povo, como entidade metafísica e despersonalizada, deu mostras de que é solidário, o povo, como integrantes da população, com nome, RG, CPF e endereço, mais uma vez nos causou vergonha de sermos da espécie humana.

Acostumado a delegar à classe política o monopólio das falcatruas e aos bandidos profissionais o da latronagem, pessoas do povo, com as características acima (CPF e RG), – inclusive que se apresentaram como voluntários e alguns fardados – saquearam as doações feitas aos desabrigados. Câmeras mostraram alguns “escolhendo” o que queriam levar pra casa. O que havia de melhor, é claro.

Há alguns dias do Natal, pessoas que se habilitaram como voluntários foram, enfim, buscar os presentes e a ceia em um “pegue-e-leve”, sem necessitar desembolsar. Sempre me foi dito que a ocasião faz o ladrão e para essas pessoas o ditado serve. Pior: se houve o ânimo de desencaminhar produtos que têm como destinatários quem tudo perdeu, na certeza da impunidade, certamente com a garantia do anonimato e de que não restariam problemas posteriores, os saqueadores bem poderiam preparar um butim mais substancioso. Talvez os cofres públicos, talvez bolsos privados.

Mas, enfim, é Natal. Os sinos dobram, as pessoas cantam, as lojas vendem (com ou sem crise) e há um protocolar desejo de felicidade e coisas boas para todos (até mesmo os saqueadores de Santa Catarina desejam o bem para todos – mas para eles em primeiro lugar).

É o espírito natalino que contagia. (Mas a virose do Natal tem sintomas diferentes em cada um.)

Feliz Natal e um 2009 sem enchentes e sem saques de donativos.

4 Comentários:

Blogger Doce Mundo da Bárbara disse...

engraçado que a grande midia não falou sobre pessoas que também perderam tudo em cidades do ES, não falou sobre Rio/Sampa que tb teve desabrigados... se é por causa da dimensão por ter atingido demasiadamente uma cidade inteira - Itajai - sinceramente acho que não.... até nisso tem questões economicas e politicas que a midia sempre acompanha para direcionar o seu posicionamento.. quanto ao espirito natalino de misericordia.. pq não arrecada essa mesma quantia a cada 2 meses para colocar sistemas de irrigação mais avançados no nordeste onde tem cidades que as pessoas que la vivem se assemelham aqueles pobres coitados da Africa que todo mudno gosta de colocar uma foto no orkut falando que pensa no proximo.. mas não enxerga nem o proprio pais... enfim.. a minha visão disso tudo é uma só HIPOCRISIA.. isso que aconteceu.. mas é natal.. dingo bell..

muito bom Xisto.. como sempre..

26 de dezembro de 2008 às 07:29  
Blogger Fernanda Pereira disse...

saquear os donativos foi realmente muito triste...
espero que 2009 seja um ano melhor, sem desastres e outras coisas ruins!
li seu texto sobre a saudade, adorei! causa muito sentimento em quem lê. já adicionei um link com seu blog pra eu sempre dar uma olhada aqui!
um feliz natal (atrasado) e feliz 2009! Beijos!

27 de dezembro de 2008 às 17:06  
Blogger Priscila Moraes disse...

rs....perfeitinhu o texto..;o)
A mídia tem esse poder de persuasão...de fazer com que as pessoas se "motivem" a ajudar....mas o fato é que...a solidariedade no Natal pode ser algo contagiante...mas o maior problema...é que as tragédias acontecem a cada instante...e nem sempre nos sentimos incomodados...ou interessados em ajudar....por isso sou meio GRINCH..rs...natal além do consumismo..o que predomina entre muitas pessoas é a hipocrisia...talvz seja isso que esteja faltando em todos....e não só no natal..o espírito de solidariedade...mas o que vemos as pencas durante 335 dias do ano...são pessoas amarguradas...que sofrem...que passam fome...que sequer tem uma roupa....mas....sou sonhadora..quem sabe um dia...as pessoas acreditem que fazer o bem...vai além de uma simples data!!!
;o)

29 de dezembro de 2008 às 14:57  
Anonymous Anônimo disse...

...e pensar que existe raça pior que de políticos. Ainda bem que esse tipo de escória é minoria.

5 de janeiro de 2009 às 12:16  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial