domingo, 12 de outubro de 2008

Meios Mandatos

As eleições municipais ainda nem terminaram, uma vez que ainda existe o segundo turno e há uma ou outra pendenga judicial, mas há muito tempo o assunto é 2010. Para viabilizar a disputa nas eleições gerais, os mais fortes candidatos buscaram eleger o maior número possível de correligionários.

Isso faz parte do jogo e é aceitável a estratégia. O desrespeito surge quando parte dos eleitos entraram na disputa pensando em não terminar o mandato. Com os olhos voltados para 2010, um sem-fim de prefeitos vai deixar seus municípios nas mãos do vice e se lançar novamente à disputa de um outro cargo.

Depois de pedir voto, depois ir às ruas, depois de abraçar o povo, depois de prometer melhorias para o município, vão deixar para o vice 32 meses de mandato enquanto ficaram apenas 16. Será que o vice seria eleito, se fosse o “cabeça” da chapa? É honesta essa atitude, onde se faz conchavos para garantir candidaturas em detrimento do que pensa o eleitor?

Essa manobra para eleger “A” e entregar a prefeitura para “B”, aproxima-se muito do que dispõe o artigo 171 do Código Penal, o famoso crime de estelionato.

Estelionato
Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.”

Nesse “estelionato eleitoral” o eleito ganha uma nova candidatura, o vice ganha uma prefeitura. Quem perde? O povo perde. Sempre o povo é quem perde.

3 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Realmente xisto a ultima parte diz tudo o que sempre acontece.

"Sempre o povo que perde"

14 de outubro de 2008 às 09:18  
Blogger Unknown disse...

Xisto vc daria um otimo professor de ciencias política.
Adorei seu artigo, realmente vc fez o enquadamento perfeito pra esses políticos: "esteleonatarios"

14 de outubro de 2008 às 09:53  
Anonymous Anônimo disse...

Na minha opinião vc deveria se candidatar....;o)..e a propósito se um dia fizer isso..faça vc mesmo o MKT da tua campanha..tens competência pra isso!!!;o)

30 de outubro de 2008 às 17:00  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial