sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Bêbado Solidário

Nada mais comovente que o bêbado solidário. Há quem, depois de encharcar a caveira de cachaça, torna-se o mais solícito dos seres, sobretudo em datas festivas, sobretudo no reveillon (por que não se aportuguesa essa palavra?).

Aliás, neste reveillon (continuo achando que deveria ser reveiôn), algo por volta da uma da manhã, passada a euforia dos fogos, das explosões de champagne (por que não se fala chamapanhe – ou apenas espumante?) e após os efusivos e cumprimentos e desejos de prosperidade, estava eu, afastado da multidão, quando um desconhecido, completamente bêbado, pra lá de Bagdá uns quarenta coqueiros, guinchado pela esposa (suponho que fosse), de repente pára em minha frente, me olha como se eu fosse um antigo conhecido, abre os braços e grita pra mim um “feliz 2009”, seguido de um abraço como o que se dá em grandes amigos, seguido de votos diversos.

A comovente cena não durou mais que uns segundos mas mostrou o espírito que nos guia, sobretudo na embriaguez, nessas datas festivas. A despeito da praxe do momento, a despeito do protocolo, existe um real sentimento – potencializado pelos vapores do álcool – de que seja realmente um ano bom. Como se dizia em Roma, in vino veritas. Também deve ser em tudo o que amorteça o superego.

Enfim, que os desejos embriagados do bêbado solidário sejam para todos nós. Inclusive para os saqueadores do texto anterior.

3 Comentários:

Blogger Priscila Moraes disse...

...Se traçarmos uma linha do bêbado solidário ao ser mais insconstante ou constante do planeta....veremos pessoas diversas...pessoas que conquistaram seu espaço ou que buscam conquistar....pessoas com diferentes personalidades...ou perspectivas de vida..

Alguns podem até gostar do ritual ou não das festividades e comemorações..cada um ao seu jeito....mas..é unânime....e independente de meras cachaças....no fundo... no fundo...dentro de cada um de nós existe uma luz chamada esperança...e não importa se o ano foi bom ou ruim...no tal do reveillon ou reveiôn...o desejo de todo ser humano é que o futuro seja no mínimo...MELHOR!!!
P.S.Saquearam o texto anterior??rs
;o)

3 de janeiro de 2009 às 16:12  
Blogger Fernanda Pereira disse...

os desejos dos embriagados costumam ser muito sinceros! espero que se realizem!
mas ainda não gosto dos saqueadores do post passado! hauihauiha

6 de janeiro de 2009 às 14:08  
Blogger Yasmin disse...

Pois é, pena que dura pouco.

8 de fevereiro de 2009 às 08:05  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial