quinta-feira, 24 de junho de 2010

Patriotismo à brasileira

Então, eu estava em um fórum no Orkut sobre o dia dos namorados com alguns se lamentando por não ter namorado(a) enquanto outros brincavam com o tema. Normal, claro. Mas me chamou a atenção o comentário de uma menina dizendo que “melhor estar solteira no dia dos namorados que namorando no carnaval”.

A piadinha, que talvez esconda um certo despeito, remeteu ao carnaval, época em que o povo brasileiro tem os hormônios alterados, momento em que tudo é permitido e que “ninguém é de ninguém”. Em outras palavras, o povo brasileiro se embala na “vibe”.

Agora mesmo, estamos em plena Copa do Mundo e eu fico consternado em ver tanto patriotismo, tanto orgulho de ser brasileiro. Assim como existe uma semana por ano onde o superego dá uma folga (muitas vezes anestesiado por litros de álcool) – aliás, segundo Vinícius, “a gente trabalha o ano inteiro por um momento de sonho, pra fazer a fantasia de rei, pirata ou jardineira, pra tudo se acabar na quarta-feira” – existe também um mês a cada quatro anos onde o sentimento de amor pela pátria exsurge nos corações brasileiros e o país inteiro fica pintado de verde e amarelo.

Faixas, bandeiras nos vidros e capôs dos carros, nas fachadas das casas, bandeirolas, caras-pintadas, perucas e um festival de pessoas vestidas de verde e amarelo (pense em alguém fantasiado de abacaxi que você enxerga a cena).

É lindo ver nosso povo dizendo que é brasileiro com muito orgulho, com muito amor, vestindo-se de bandeira (mesmo com o ridículo de parecer o abacaxi), vibrando, gritando pelo sucesso do país.

Pois bem, se no carnaval tudo se acaba na quarta-feira (e todos voltam para suas vidas com os hormônios arrefecidos), na Copa (que também pode acabar nas quartas), assim que a seleção regressa e cada um dos jogadores volta pra Europa (já que quase todos são “estrangeiros), nossos patrióticos torcedores voltam para suas vidas, com mil reclamações contra o Brasil, orgulhosos de terem antepassados europeus (existe uma frenética busca nacional por uma origem estrangeira).

Mas tudo bem: em 2014 a Copa vai ser no nosso quintal e poderemos mostrar para o mundo tudo como nos orgulhamos de ser brasileiros (durante 01 mês, a cada 04 anos!).

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial