quarta-feira, 17 de março de 2010

Luz e Escuridão

Quando eu era pequeno acreditava que quanto mais conhecimento se obtivesse, melhor se entenderia o mundo e as pessoas. Acreditava que, sabendo o que era bom, ele seria praticado. Era um socrático sem fazer ideia dessa situação.

O tempo passou e hoje eu tenho a impressão invertida: quanto mais se sabe, menos se entende o mundo e as pessoas. Quanto mais se descobre sobre as coisas, mais aprendemos que não é possível entender, de fato, as pessoas e o mundo. O conhecimento é o mergulho na consciência de que, por mais que se saiba, ainda resta muito mais para aprender. E ficamos sozinhos, na escuridão, no limbo, entre a plena ignorância e a expectativa de sabedoria.

O conhecimento é isto: um mergulho na escuridão.

Por outro lado, a ignorância, o desconhecimento, é um caminho de luz, onde tudo faz sentido e onde as coisas simplesmente são como são, onde as pessoas são como são. Nada além.

A relação cartesiana entre o conhecimento e a compreensão do mundo e das pessoas é inversamente proporcional: quanto menos se sabe, mais se tem a impressão de compreender.

Quanto mais sabemos, mas temos a certeza que ainda pouco sabemos (isso também é socrático) e torna-se imperioso buscar mais saber, mais conhecimento para aplacar a insatisfação desse pouco saber.

Quanto menos sabemos das coisas, mais simples é que tenhamos certezas. Sobretudo certezas absolutas. As certezas deixam o mundo claro e nos permite enxergar aquilo que é o óbvio para todos.

Cada uma das vezes que eu sinto ter certeza sobre algo, acende dentro de mim a luz da ignorância, que deixa tudo simples e claro.

3 Comentários:

Blogger Candy Art disse...

Quanto mais conheciemnto, mais responsabilidade sobre tudo que se sabe, daí a confusão... belo texto, como sempre. bjok

26 de março de 2010 às 09:32  
Anonymous val... disse...

oi xis, passei aqui no arquivosdoxis pra xeretar um pouco rsrs, e acredite, adorei o que vi, ou melhor o que li, pode ter certeza de uma coisa, se já era sua fã (anonima), agora então... mais fã do que nunca, com uma diferença não estou mais no anonimato, agora sou (FÃ DECLARADA) rsrsr, e com certeza voltarei outra vezes pra conferir as novidades, vc é ótimo,genial... prabéns pelo blogg meu anjo adorei... bjokas..

27 de abril de 2010 às 19:52  
Blogger Zero J. Henrick disse...

Quanto mais leio, mais claro fica minha inferioridade em questão de como me espreçar com palavras escritas. Tenho um certo numero de elogios signifcativos. Quando passei a mostrar meus pensamentos escritos, passei a receber elogios esagerados, o que me insentivou a escrever mais e mais. Esquecendo de ler para ter algum tipo de influencia e/ou inspirações. Fiquei alto confiante de mais e deixei os elogios subirem a cabeça. Agora, ao "parar de falar e escutar" sinto-me insentivado a ler mais para evoluir mais. Obrigado por expor estes textos; "abriram meus olhos".

25 de junho de 2010 às 23:26  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial